top of page

Times e clubes de futebol de Ubá-MG

Atualizado: 13 de jul. de 2021






Você é amante do futebol? Então vai gostar de conhecer um pouco sobre a grande história dos clubes de futebol de Ubá-MG. Como paixão do brasileiro, nossa cidade tem grandes times que marcaram época. Confira!




AYMORÉS



O Sport Clube Aymorés foi fundado em dezessete dias do mês de maio de 1926, em reunião na casa de seu fundador Sr. Antônio Ferreira de Andrade. Nesta reunião foi decidido pela criação de um clube para a prática de todos os esportes, com especialidade o futebol. Seu nome inicialmente seria “Santa Cruz”, pois nasceu neste bairro de Ubá, mas depois acabou se tornando “Aymorés”, índio, guerreiro, de gente que luta”.

Guará é o maior artilheiro do clássico contra o Cruzeiro, com incríveis 26 gols marcados no maior rival, entre as décadas de 1930 e 1940. O “Perigo Loiro” conquistou a idolatria ao se tornar o quarto maior artilheiro do clube, com 168 gols, atrás apenas de Reinaldo, Dadá Maravilha e Mário de Castro. Guaracy Januzzi nasceu em Senador Firmino, dia 3 de dezembro de 1914, e atuou no Azulão até os 16 anos, onde se destacou de forma extraordinária ao lado de Nicola, ao ponto de chamar a atenção do gigante Atlético Mineiro, que levou ambos para fazerem história com o camisa alvinegra. O artilheiro dá nome ao Troféu Guará, oferecido pela rádio Itatiaia de Belo Horizonte.

O Aymorés participou do Campeonato da Segunda Divisão de profissionais da Federação Mineira de Futebol, nas décadas de 80 e 90. Guará, Nicola e Roque são os principais nomes de jogadores que já vestiram a camisa azul e branca do Aymorés.

O Alviceleste conquistou dez vezes o campeonato da Zona da Mata, sete vezes o campeonato regional e foi durante muitas vezes campeão municipal. A última grande conquista do Sport Club Aymorés foi em 1996, campeonato regional de futebol da categoria principal. Jogando em casa no estádio Afonso de Carvalho, em partida memorável, depois de empatar no tempo normal por 2×2 diante de seu maior rival, o Esporte Clube Itararé, de Tocantins, o Aymorés venceu nos pênaltis por 5×4.

Seu estádio, carinhosamente apelidado de Afonsão, fica no centro de Ubá, e tem capacidade para 2000 pessoas. Suas cores azuis são marcantes em seu uniforme e arquitetura.




BANDEIRANTE


Time tradicional da região da zona da mata mineira, sediado em ubá, foi fundado em 1951 por Onofre Sinfrônio, através da Associação Atlética Bandeirante. Segundo a história do clube, foi o primeiro campeão municipal de Ubá-MG.

Uma de suas grandes conquistas foi o tri-campeonato da Liga Atlética Ubaense (LAU) nos anos de 78, 79 e 80, momento em que o futebol de Ubá e região viveu um de seus auges.Seus títulos mais recentes foram o campeonato regional da LAU em 2009 e em 2013, tendo sido vice em 2010.

Nas categorias de base seu título recente de maior relevância foi o regional sub - 17 de 2008, revelando uma geração de ótimos jogadores, como Junio, Badeco, Thiago Pacheco, Beto Junior entre outros, que fazem parte do time adulto atual campeão regional.

O Bandeirante também realizou grandes amistosos com clubes de outros estados, em sua maioria do Rio de Janeiro, sendo os resultados mais expressivos, contra o Vasco da Gama em 1982, sendo que saiu ganhando e levou a virada com dois gols de Cláudio Adão, sendo um no último lance do jogo. Também derrotou o Volta Redonda por três a um com direito a um golaço de letra de fora da área marcado por Rubinho Magé, um dos maiores craques do verdão em todos os tempos.

O estádio do Bandeirante tem capacidade para aproximadamente sete mil pessoas. É chamado de estádio centenário, sendo o maior estádio da cidade, localizado na Avenida dos Andradas. Por esse motivo e por ser considerado um dos grandes clubes da região, o time passou a ser chamado pelos seus torcedores de "o gigante da avenida". Outros apelidos do clube são “periquito” e “verdão de Ubá”, devido à cor do time ser predominantemente verde.




BONSUCESSO


O Bonsucesso Futebol Clube é um tine tradicional do bairro Palmeiras, foi fundado em 1934.

Recentemente, foi semifinalista no LAU em 2019, onde o Bonsucesso de Ubá enfrentou o Nacional de VRB. A equipe possui diversos jogadores com destaque fora, como o volante Ibson e o meia Vinícius Pacheco, ex-Flamengo, o zagueiro Gladstone e volante Augusto Recife, ex-Cruzeiro, e o goleiro Felipe, que defendeu o Santos e atualmente joga e o Sport.

Seu estádio já foi palco de grandes jogos, e está passando por uma repaginação.




DIAMANTENSE


Sediado no distrito de Diamante, o Esporte Clube Diamantense é a paixão dos moradores locais. Ostentando as cores verde e amarelo, promove diversos jogos disputadíssimos. É responsável pela organização da Copa Diamantense da Amizade, além de participar ativamente do campeonato regional LAU.





INDUSTRIAL


O Industrial Futebol Clube está sediado no bairro Industrial de Ubá. Recentemente o clube foi r as finais do campeonato regional LAU de 2019, onde enfrentou o Nacional de VRB e ficou com o segundo lugar no campeonato.

Seu estádio tem o nome de Francisco Parma, o Parmão. Nele identificamos as cores preto e branco, assim como o uniforme da equipe.




OLARIA


O Esporte Clube Olaria é sediado no bairro Ponte Preta. O clube tem grande atuação no bairro em que é sediado, promovendo diversos jogos beneficentes e também oferece a comunidade a escolinha de futebol.




UBAENSE



A Associação Esportiva Ubaense, foi fundada em 2010 por Paulo Roberto Paschoalino. Seu fundador idealizou para Ubá o Centro Esportivo Ubaense – CEU, consiste numa plataforma de seleção de talentos, aprimoramento e inserção de atletas no mercado do futebol de base. Como parte de um projeto social, tem compromisso com a formação, não só do atleta, mas também do cidadão.

O CEU vem contabilizando inúmeros sucessos na inserção de atletas em diversas equipes de alto escalão do futebol brasileiro. Atualmente, o Centro Esportivo Ubaense inseriu mais de vinte atletas entre Clubes do Brasil e do exterior e, mais de doze profissionais no mercado do futebol, distribuídos nas categorias de base e nas categorias profissionais de vários clubes do Brasil, comprovando a qualidade do seu quadro de profissionais e do trabalho desenvolvido.

Foram revelados diversos nomes para o futebol profissional, principalmente para os clubes Cruzeiro, Atlético Mineiro, Coritiba, Palmeiras, Vasco da Gama Flamengo e Ponte Preta. Foram revelados talentos também para a seleção brasileira sub-15.



Lembrando que se vier para Ubá, seja para jogar ou assistir um clássico regional, conte com o Hotel Pousada do Sol! Visite nosso site e redes sociais:






1.png
bottom of page