top of page

O cicloturismo em Ubá e região

Atualizado: 25 de ago. de 2021




O dia 19 de agosto é reservado para comemoração de um dia especial, o dia do ciclista. A data comemorativa foi criada para lembrar a morte de um ciclista que foi atropelado em Brasília, no ano de 2006.

Com esse incidente, foram criados vários projetos de lei para que fosse iniciado o incentivo e proporcionar mais segurança para quem utiliza bicicletas no trânsito.

A comemoração do Dia Nacional do Ciclista nos faz lembrar de que prática de exercício físico é muito importante e, andar de bike é um excelente hábito. O ciclismo proporciona muita coisa boa para a saúde e também o preparo físico.

Andar de bike pode ajudar no emagrecimento, resistência muscular, autoestima elevada, aumento de fôlego, entre outros benefícios.



O cicloturismo


Todo ciclista é responsável por promover um meio de transporte que dialoga perfeitamente com o meio ambiente de maneira sustentável. Isso favorece o cicloturismo, que nada mais são do que passeios organizados em meio as belas paisagens naturais.

Em Ubá, a modalidade vem ganhando destaque, e existem diversos pontos interessantes para conhecer. Nós do Hotel Pousada do Sol trazemos aqui para você dicas de onde passear, tanto em Ubá, para passeios mais curtos, quanto em cidades vizinhas, para aqueles que gostam de desafios de longas distâncias.



EM UBÁ:


Fazenda Pedra Redonda


Localizada ao pé da Pedra Redonda, é um excelente local para contato com a natureza. Você pode também subir até a pedra, através de uma caminhada de 5 km.



Ligação


Estação ferroviária do distrito da ligação. Nesse trecho é possível encontrar diversas rotas de dificuldade leve e moderada entre as plantações de eucalipto ou Mata Atlântica.



Barrinha


O Povoado da Barrinha também é marcado por vários trechos de pedal. Parada obrigatória e ponto de encontro de diversos ciclistas.



Diamante


O distrito de Diamante de Ubá fica próximo a Rodeiro, e seus trajetos passam pelo Ubeba e várias estradas alternativas.



Miragaia


Rodeado pelas grandes serras, que possuem estradas e trilhas, é também local da nascente do Rio Ubá.





Ubari


No alto da serra, a 20 km de Ubá, é uma comunidade muito acolhedora. Ao visitar não deixe de conhecer a Mercearia do Divino.



EM DIVINÉSIA:


Pedra do Paulo Gaúcho


A Serra de Divinésia tem uma vista maravilhosa, e é muito frequentada por ciclistas e amantes do voo livre. O local mais procurado é a "Rampa do Gaúcho", com 780m de altitude e 59m de desnível. O pouso é na fazenda abaixo da rampa.



EM VISCONDE DO RIO BRANCO:


Cruzeiro da Água Santa


O cruzeiro está nas terras da Serra de Santa Maria, região muito rica em recursos hídricos.



Recanto do Pacheco


Com um mirante sensacional, vale a pena passar por lá e registrar sua foto.



EM GUIRICEMA:


Santa Montanha


Em meio ao verde da Zona da Mata, encontra-se a singela e pacata comunidade de Santa Montanha, no povoado de Guiricema. No local vivem cerca de 30 pessoas que mantêm a memória intacta de um lugar considerado sagrado por ter vivenciado possíveis aparições de Nossa Senhora. Para acessar, é necessário estar com os trajes adequados.



EM SÃO GERALDO:


Mirante São Geraldo


Patrimônio cultural da cidade de São Geraldo, o Conjunto Paisagístico da Serra do Mirante é formada por uma cadeia de montanhas que abrigam várias nascentes de água, quedas d'água que formam pequenas cachoeiras e mata preservada. A Serra do Mirante possui um cenário ideal para caminhadas, ciclismo e cavalgada.



Monte Celeste (Gruta da Santinha)


O pequeno santuário - popularmente conhecido como Santinha - abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Um local inicialmente construído para orações, atualmente recebe visitantes diversos, acolhendo a todos com boa sombra e água fresca. Lá existe uma cachoeira bem pertinho do atrativo que pode ser desfrutada durante todo o ano e, principalmente, nos meses de cheia: dezembro, janeiro e fevereiro.



EM GUIDOVAL:


Árvore Centenária do Pombal


A árvore da comunidade do pombal é um atrativo visitado pelo turista por sua grandeza e seu tempo de vivência. Na comunidade sempre são realizados movimentos escolares, fazendo uma homenagem a esse patrimônio ecológico, que vive na comunidade por vários anos.



Biombo Serra da Onça


Rico em biodiversidade, os ciclistas e turistas podem desfrutar de uma vista magnífica. Prepare-se, pois, a subida é forte.



Cachoeira do Ribeirão


A Cachoeira do Ribeirão Preto, é um ponto turístico ecológico no qual visitantes amantes de ciclismo e banhistas amantes da natureza, apreciam as belezas encontrada no lugar considerado historicamente uma comunidade quilombola.



Monumento Guido


Localizado em um vilarejo, com restaurantes e bastante movimento, o monumento Guido conserva as cinzas de Guido Marliere, militar francês que colonizou essas terras. Na Serra da Onça, só sobra um pedaço da fazenda do Guido.



EM RODEIRO:



Moradinha


A comunidade do Moradinha é tradicional em Rodeiro. E por lá se iniciam vários pedais incríveis.



EM SANTANA DO CAMPESTRE:


Lagoa de Campestre


Santana do Campestre é marcado pela grande presença de lagoas e rios. No entorno existem várias Pequenas Centrais Hidroelétricas que vale a pena conhecer.



Vamos pedalar?


Todos esses atrativos estão aqui, bem pertinho do Hotel Pousada do Sol de Ubá. Traga sua bike e venha pedalar aqui em Ubá e região. Hospede-se com a gente para ter também uma garantia de um bom descanso para aproveitar o seu pedal.



Visite nosso site e redes sociais:


217 visualizações0 comentário
1.png
bottom of page