Manga Ubá, patrimônio natural da cidade

Atualizado: 26 de abr.

História da Manga Ubá


Todo mundo já ouviu falar sobre a Manga Ubá. Nesse post vamos contar para você um pouco sobre a história dessa deliciosa fruta, que faz parte da história e do dia a dia dos ubaenses.


Contam os "antigos", que a dulcíssima fruta que leva o nome da cidade é originária da índia, e suas sementes chegaram até aqui através da Estação Ferroviária de Ubá, pois o trem era o principal meio de transporte à época, e por isso leva esse nome. A fruta também possui outros nomes, como por exemplo "miúda" e "carlota".


A manga encontrou nos solos férteis da Zona da Mata mineira as condições ideais para desenvolver seus frutos saborosos e se tornou o orgulho dos cidadãos da cidade.


O mês em que a fruta aparece nos pés espalhados por toda cidade é dezembro, e por isso todo segundo sábado do mês de dezembro se comemora, em Ubá, o Dia da Manga Ubá.


Em 2003 o fruto foi oficialmente declarado "Patrimônio Natural de Ubá", e o seu doce tradicional, a Mangada, foi registrada como "Patrimônio Imaterial do Município". (Decreto Nº 4.258, de 13 de dezembro de 2003).





Doce de manga Ubá


A mangada, doce pastoso ou em barras, produzido com a fruta manga, é uma relíquia da culinária mineira e ubaense. Porém surge em Ubá, uma nova variedade, que é o doce de manga Ubá ou a mangada Ubá. Essa variação específica se deve pelo fato da manga Ubá ser uma variedade de doce e sabor incomparável. O de manga Ubá pode ser feito com uso apenas da fruta, sem a necessidade de adição ade açúcar. Apelidado de "manjar do céu", o doce de manga Ubá já foi presente em diversas ocasiões onde os visitantes que o recebem ficam maravilhados!

Não deixe de experimentar esse incrível paladar, e claro, presenteie também uma pessoa querida com o doce de manga Ubá, para que ela conheça esse incrível doce local.




93 visualizações0 comentário
1.png